28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeito Bruno Neto participa de audiência pública para tratar sobre o fim dos lixões

A Prefeitura Municipal é destaque frente as outras cidades pelo fato da obra do aterro sanitário de Angical estar em andamento.

O Prefeito Municipal de Angical PI, Bruno Neto, participou ontem(18/5), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Regeneração Piauí, para tratar sobre o fim dos lixões nos municípios. A audiência faz parte de uma ação do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (CAOMA/MPPI).

A Coordenadora do CAOMA, a Promotora de Justiça Áurea Madruga, repassou a todos os presentes os principais objetivos da audiência. Nas discussões, foram apresentadas soluções para o problema dos lixões ao prefeito Bruno Neto, prefeito Binha Maciel (Jardim do Mulato) e Seu Dua (Regeneração).

Nos encaminhamentos, ficou decidido que os prefeitos acabassem com os lixões, seguindo o Programa Lixão Zero (2019) e Marco do Saneamento, sancionado em julho de 2020, que estabelece um prazo para o fim dos lixões nos municípios brasileiros. As prefeituras, neste caso, passariam a enviar seus resíduos para os aterros sanitários controlados (locais preparados para receber resíduos sólidos) gerando, assim, custo alto para as cidades. O aterro controlado mais próximo é localizado na cidade de Água Branca.

Com recursos próprios do município e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Prefeitura Municipal  de Angical é destaque frente as outras cidades pelo fato da obra do aterro sanitário estar em andamento.  A obra, localizada na comunidade Bela Vista, já tem local próprio e vai gerar empregos para a população.  Devido a isso, o Prefeito Bruno Neto vai presidir uma reunião para tratar sobre o assunto na próxima semana.

Participaram da audiência a Promotora Valesca Caland Noronha da I Promotoria de Regeneração e representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, órgãos públicos e do meio ambiente.

Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI), promotora de Justiça Áurea Madruga