Notícias
Angical realiza II Fórum para celebrar avanços e conquistas do Selo UNICEF
Durante o fórum, também foram apresentadas todas as metas que foram alcançadas, voltadas para crianças e adolescentes angicalenses, e que viabilizam a conquista inédita do munício no Selo UNICEF.
Após três anos e meio de intensas atividades “Rumo ao Selo UNICEF”, tema da comissão responsável pela garantia do selo em Angical do Piauí, foi realizado hoje (5/06), no auditório da Casa da Cultura, o II Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente do Selo UNICEF no município. Foram apresentadas pela comissão à sociedade e aos órgãos envolvidos das Secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social as ações realizadas desde 2021 até este ano.
Durante o fórum, também foram apresentadas todas as metas que foram alcançadas, voltadas para crianças e adolescentes angicalenses, e que viabilizam a conquista inédita do munício no Selo UNICEF.
“As metas envolvem os recordes no programa Busca Ativa Escolar, a implantação e uso contínuo do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA), a adesão do sistema Busca Ativa Vacinal e as diversas campanhas intersetoriais, trazendo temas como Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, Trabalho Infantil, entre outros. O que só foi possível devido a união de todas as pastas públicas e órgãos comprometidos com esta temática”, enfatiza o articulador do Selo UNICEF em Angical, Pedro Almeida.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que, por meio das ações reais realizadas para promover a garantia dos direitos e adolescentes, garantem aos municípios reconhecimento estadual e nacional pelo compromisso assumido com a agenda das politicas públicas da infância e adolescência. É um marcador de qualidade da gestão municipal.
Em Angical, o resultado das ações foi prestigiado pela presenças de várias pessoas e autoridades, como a Secretária de Educação Marinalva Ribeiro, Secretária da Assistência Social Rosalina Freitas, pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Angical (CMDCA), das membros do Conselho Tutelar, dos mobilizadores de Educação, Cleidison Leal, Assistência Social, Anailsa Monteiro, de Saúde, Bárbara Emanuelly, a coordenadora do Busca Ativa Escolar Professora Lúcia e a Coordenadora de Busca Ativa Vacinal Roberta Oliveira.