25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Projeto que incentiva a leitura é destaque em escolas de Angical; imagens

O projeto o “Leitur” e a “Leitura” na busca da compreensão leitora é uma atividade interdisciplinar com alunos da rede municipal de educação.

Na última sexta-feira (21/10), a Prefeitura de Angical, através da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa/PPAIC, realizaram na quadra poliesportiva Jacques Santos, uma série de atividades do projeto o “Leitur” e a “Leitura” na busca da compreensão leitora, com estudantes do 1º e 2º ano do ciclo de alfabetização.

O projeto de leitura tem como objetivo incentivar os alunos à leitura desde os anos iniciais da alfabetização, e conta atualmente com o engajamento de professores e toda a comunidade angicalense; já o PPAIC busca fortalecer as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática.

A coordenação do PPAIC já realiza atividades em Angical desde o ano passado, e o projeto de leitura faz parte das ações que contribuem com a educação no município. Assim, neste segundo semestre letivo, o projeto culminou em apresentações, que partiram de leituras infantis de autores conhecidos, como Cecilia Meireles, Carlos Lorenzinni, autor das “As aventuras de “Pinóquio”, uma releitura do livro “o leão que não sabia escrever, de Martin Baltscheit, ciclo de poemas e poesias do livro “meu material escolar”, de Ricardo Azevedo, entre outros.

Ao todo, estudantes de seis escolas municipais apresentaram dramatizações de livros, leram poesias e encantaram o público presente pelo extrovertimento e empenho das gestões das escolas.

Em breve, o PPAIC irá atender alunos do 3º ano do ensino fundamental, tendo em vista que o programa oferece compreende atualmente alunos do 1º e 2º ano.