25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Secretaria do Meio Ambiente realiza treinamento com agentes da brigada de incêndio

O treinamento aconteceu em dois momentos: uma parte teórica com instruções necessárias para, em casos de perigo eminente, o agente agir com total segurança para ajudar a salvar vidas; e a parte prática, em que os instrutores utilizaram objetos e EPIs para agir nos primeiros socorros em acidentes dom

Prevenção e combate a incêndios. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMMA - realizaram no último sábado, (19/3), um treinamento com os agentes da brigada de combate a incêndio de Angical PI. O treinamento faz parte de um conjunto de ações da SEMMA para atuar em atividades preventivas à incêndios e no apoio junto à defesa civil.

O treinamento aconteceu em dois momentos: uma parte teórica com instruções necessárias para, em casos de perigo iminente, o agente agir com total segurança para ajudar a salvar vidas; e a parte prática, em que os instrutores utilizaram objetos e EPIs para agir nos primeiros socorros em acidentes domésticos, na identificação dos principais sinais vitais e no combate a incêndios.

Atualmente, a equipe de brigadistas é formada por seis integrantes, incluindo dois motoristas. O grupo é constituído por pessoas voluntárias, e tem assim apoio do Prefeito Bruno Neto e da SEMMA, através do Secretário Francisco Alves.

Este treinamento tem a finalidade de preparar os brigadistas para atuar no município e ajudar a amenizar impactos das grandes queimadas no perímetro urbano e rural da cidade, principalmente no período da estiagem do B-R- Ó BRÓ, que vai de agosto a dezembro. “Agora, com o treinamento os agentes estão mais capacitados para ajudar a população no combate à incêndios de forma segura e ajudar nos primeiros socorros”, declarou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Francisco Alves.

O treinamento aconteceu na Escola Francelino Pereira, centro de Angical, e na oportunidade o Secretário da SEMMA realizou a entrega de EPIs aos brigadistas, enfatizando a importância do uso correto dos objetos para a segurança dos próprios agentes.

Parte teórica do treinamento dos brigadistas voluntários

Parte prática