28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Secretaria realiza X Conferência Municipal da Assistência Social, em Angical

“A assistência social, direito do povo e dever do Estado com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.” Este foi o tema da X Conferência Municipal da Assistência Social que aconteceu ontem (24/8), na Casa da Cultura em Angical do Piauí. O evento contou com a participação de várias instituições e representantes de órgãos públicos que têm trabalhos voltados para a assistência social.

A conferência foi realizada com o intuito de discutir novas políticas públicas para a assistência social, além de dar oportunidade e representatividade a vários segmentos do município. Tendo assim, como objetivo principal avaliação e discussão de ações para garantir direitos socioassistenciais a população.

Na abertura, a Secretária da Criança e Assistência Social, Luisa Ribeiro, deu as boas vindas a todos e destacou a importância das conferências municipais. “Sejam todos bem-vindos nesse momento ímpar para a assistência social da nossa cidade. É um prazer estar presente nesse momento e poder de alguma forma colaborar com esta conferência. Daqui vamos tirar bons resultados e ações para ajudar os nossos angicalenses,” complementa.

A X Conferência foi realizada para deliberar novas ações, por isso aconteceu de forma democrática com a participação popular e de usuários de serviços assistenciais.  O tema, como o Vice-Prefeito, Hélder Jordão, enfatizou “é bem democrático e busca acima de tudo o enfretamento a qualquer tipo de desigualdade, e claro, com a ajuda da nossa gestão e todos os envolvidos, construiremos ações para melhorar cada vez mais a assistência social em nossa cidade.”

O evento contou ainda com a participação da Vereadora Leidiana Ribeiro, Vereadora Antônia Pereira,Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Anailsa Monteiro, e da conferencista, a  Assistente Social e Diretora do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS), Socorro Cardoso.

Ainda durante o evento, a conferencista expôs várias assuntos relacionados à assistência social sob vários aspectos, e ao final, foram definidos eixos temáticos para cinco grupos delegarem propostas e ações para serem levadas as outras conferências, a estadual e depois a nacional. Nesta etapa municipal foram eleitos delegados para participarem das outras conferências.