18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

SAMU REALIZA CAPACITAÇÃO COM SOCORRISTAS E TÉCNICOS, EM ANGICAL

A coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Angical (PI) realizou na última terça-feira (16/2) uma capacitação de nivelamento com as equipes plantonistas para melhorar os serviços na região.

A coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Angical (PI) realizou na última terça-feira (16/2) uma capacitação de nivelamento com as equipes plantonistas para melhorar os serviços na região. O objetivo é preparar os técnicos e socorristas para qualquer tipo de atendimento, com menor ou maior gravidade.

Durante a capacitação, os profissionais puderam aprimorar os conhecimentos adquiridos no  curso de formação realizado na unidade central do SAMU, em Teresina(PI). Para o  coordenador e enfermeiro do SAMU do município, Alan kennedy, “a capacitação visa simular os atendimentos que os profissionais vão ter futuramente e busca também aprimorar os conhecimento  que eles já têm sobre primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar. “

     Simulação do atendimento pré-hospitalar em paciente com trauma

O treinamento destacou a importância do cuidado na abordagem primária dos pacientes e na atenção com o tipo de atendimento (pré-hospitalares – primeiros socorros até o envio a Unidade Mista Jurandir Mendes; urgências e emergências). Segundo o coordenador do SAMU, os casos clínicos mais comuns são oriundos de pessoas idosas, diabéticos e hipertensos, e os atendimentos com trauma acontecem por acidentes domésticos, por veículos automotores e quedas de escadas.

Como funciona o atendimento do SAMU

O SAMU 192, com sede na Avenida Petrônio Portela - Angical, registra uma média de dois chamados diariamente do próprio município e das cidades de Jardim do Mulato, Santo Antônio dos Milagres e São Gonçalo do Piauí. A equipe é formada por oito profissionais (condutores socorristas  e técnicos de enfermagem).

No atendimento, o paciente pode ligar de qualquer telefone no SAMU 192. O primeiro passo é informar o que aconteceu com a vítima e quais suas condições físicas; o segundo, informar o endereço ou local da ocorrência; em seguida, dizer nome, idade e endereço da vítima e por último, falar de onde está ligando.

Os profissionais são treinados para atender à população sete dias por semana, 24h por dia, através de ambulâncias equipadas para dar os primeiros atendimentos até chegar a uma unidade de saúde mais próxima.

Quais são os serviços oferecidos pelo SAMU

As ocorrências do SAMU são de urgência e emergência. O paciente que entra em contato através do número 192 recebe os primeiros socorros pela equipe treinada para atendimentos rápidos e de pacientes que estão em situações de risco iminente de morte.

Os profissionais do serviço de urgência recebem suporte necessário para atendimento de pacientes em qualquer faixa etária, em acordo com a regulação realizada pelo médico.  Atualmente o SAMU faz atendimento pré-hospitalar de vítimas de crise convulsiva, AVC, diabetes e hipertensão, dor torácica e traumas causados por acidentes.

Equipe de socorristas e técnicos do SAMU, em Angical(PI)

Fonte: Assessoria de Comunicação\ Prefeitura