01 de Maio de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Angical é referência em preservação ambiental e tem selo "A" no ICMS Ecológico

Desenvolvimento de ações de educação ambiental, combate à poluição, campanhas, preservação dos recursos naturais, dentre outras. Foi com estas e muitas outras ações que fez o nosso município atingir a maior pontuação do Médio Parnaíba no Selo Ambiental do ICMS Ecológico, atingindo cerca de 211 pontos, na categoria A.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), publicou o resultado do ICMS nesta quarta-feira(17), onde Angical do Piauí destaca-se pela importância e empenho com a preservação do meio ambiente.

O ICMS Ecológico é uma forma de beneficiar os municípios que tem boas práticas ambientais e gestão adequada aos recursos naturais. A certificação garante aos municípios acesso aos subsídios advindos de recursos financeiros arrecadados pelo Estado do Piauí.

Para obter a certificação do selo A, cada município precisa atingir todos os seis(6) critérios de elegibilidade, de acordo com a exigência do Decreto Estadual nº14.861/2012. Os critérios baseiam-se na preservação do meio ambiente, suas unidades de conservação, adoção de restrições para uso e desenvolvimento de atividades que possam agredir a natureza, ações de educação ambiental e destinação correta dos resíduos sólidos.

O Secretário do Meio Ambiente Francisco Alves ressaltou a importância das ações ambientais em todo município."Com o selo certifica-se que o município e os angicalenses têm trabalhado fortemente nas ações ambientais tanto na zona urbana e rural, mostrando uma preocupação da gestão com o meio ambiente."

A Prefeitura de Angical, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promove atividades perenes voltadas para a preservação do meio ambiente e a educação ambiental, principalmente pelas campanhas, como de poluição sonora, visual e palestras em locais públicos.