05 de Maio de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Angical é destaque mais uma vez no Prêmio Band Cidades Excelentes

No Médio Parnaíba apenas Angical e Água Branca foram as únicas cidades reconhecidas pelo prêmio Cidades Excelentes. No ano passado, o município angicalense também recebeu prêmio no pilar Saúde e Bem-estar.

O município de Angical do Piauí é destaque mais uma vez no Prêmio Band Cidades Excelentes entregue na noite de ontem (8/11), no Sesc Cajuína, em Teresina. Na terceira edição da premiação, a cidade ficou entre as três melhores do Piauí, na categoria menor ou igual a 30 mil habitantes, no quesito ‘Governança, eficiência fiscal e transparência’.

A avaliação dos municípios é uma iniciativa do grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, que tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas na gestão de políticas públicas. É realizada com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), de acordo com 6 pilares: governança, eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, sustentabilidade, infraestrutura e mobilidade, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

“O reconhecimento pelo nosso trabalho é fruto do empenho de uma gestão comprometida na melhoria da qualidade de vida das pessoas, que compartilha com os angicalenses boas práticas humanizadas em todos os órgãos e que tem comprometimento na funcionalidade eficiente da máquina pública, garantindo assim transparência no uso dos recursos públicos. A prova disso é que fomos reconhecidos como 30ª cidade mais transparente do Piauí e a 1º do Médio Parnaíba, afirmou o prefeito Bruno Neto.

Ainda, o município atingiu o nível intermediário de transparência, com 84%, segundo dados do radar da transparência pública do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em relação ao certificado de 2023, a governança, eficiência fiscal e a transparência representa o marcador essencial que move todos os outros indicadores sociais, tendo em vista que quanto mais eficiente for a máquina pública, maior é a capacidade de gerar investimentos e serviços de qualidade, e com menor custo, para a população. Tudo isso, prezando pela satisfação dos interesses das pessoas atendendo aos princípios da integridade, responsabilidade e confiabilidade, através de uma comunicação transparente entre a gestão e a população.