19 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Angical - PI avança na imunização contra a covid-19 e começa imunizar pessoas de 30 a 34 anos nos próximos dias

De acordo com dados atualizados pela Secretaria do Estado de Saúde (SESAPI), o município vem avançando na antecipação da vacina para população mais jovem nas últimas semanas.

No último sábado (31/7) a Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAN) deu inicio a vacinação contra a covid-19 da população na faixa etária de 35 a 39 anos completos em toda área urbana de Angical – PI. De acordo com dados atualizados pela Secretaria do Estado de Saúde (SESAPI), o município vem avançando na antecipação da vacina para população mais jovem nas últimas semanas.

O novo balanço da SESAPI mostra que 3.460 pessoas já receberam a primeira dose, 1.432, o reforço da segunda dose e 115, a dose única da Janssen. No total, 5.007 moradores de Angical foram vacinados. As equipes de imunização da Atenção Primária à Saúde já aplicaram doses em diversos públicos e faixas etárias: trabalhadores da saúde; idosos de 90 ou mais e até 60 anos; deficientes permanentes; forças de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; trabalhadores da educação; trabalhadores da limpeza urbana; gestantes e puérperas; grupos essenciais e pessoas na faixa etária de até 35 anos.

Neste momento, a secretaria está reorganizando novo cronograma de vacinação para dá inicio, ainda esta semana, a aplicação de doses da faixa etária de 30 a 34 anos.

SEGUNDA DOSE

A aplicação da segunda dose segue o esquema vacinal para aquisição de imunidade contra o vírus (SARS-CoV-2), da covid-19. Todas as pessoas que receberam aplicação de doses da Coronavac, Astrazeneca/Oxford e Pfizer devem obrigatoriamente tomar a segunda dose da vacina, após intervalo recomendado, para garantir imunidade. Apenas a Janssen obedece ao esquema da dose única.

Para qualquer dúvida em relação a vacina contra a covid-19, é só procurar uma unidade de saúde mais próxima ou o Agente Comunitário de Saúde do seu bairro ou zona rural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação\ Prefeitura