Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

Divisão do Ensino Fundamental – Anos Finais

O que é?

O Ensino Fundamental – Anos Finais é uma das etapas da Educação Básica, tem duração de quatro anos. A obrigatoriedade implica a responsabilidade conjunta da família ou responsáveis pela matrícula dos adolescentes. Na Rede Municipal de Ensino de Angical do Piauí 03 (três) escolas atendem no Ensino Fundamental – Anos Finais atendem estudantes na faixa etária de 11 a 14 anos. Esta etapa de ensino é obrigatória e os objetivos estão pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade, de acordo com os componentes curriculares obrigatórios. As escolas da rede seguem as orientações da Secretaria de Educação do Município

Etapas para a realização deste serviço

Após devidamente matriculado o aluno, deve frequentar assiduamente a escola para que receba a instrução destinada a ele, de acordo com as normas da BNCC e a proposta pedagógica de sua escola, orientada pela Secretaria Municipal de Educação.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Tem caráter imediato

Requisitos

Para ter acesso a esta modalidade de ensino os pais/responsáveis do aluno devem realizar a matrícula escolar em uma das 03 (três) Unidades Escolares que atendem esse público no município.

Forma de Atendimento Presencial

GRUPAL

Regularidade da Oferta

De fevereiro a dezembro correspondendo a 200 dias letivos, somando uma carga horária de 800 horas.

Taxa / Tarifa

Sem taxas.

Formas de Prestação de Serviços

As escolas que disponibilizam este serviço ao usuário, funcionam de segunda-feira a sexta-feira em dois turnos: Matutino das 7h às 11h25min e no turno vespertino das 13h às 17h25min. São ofertadas cinco aulas de 50 minutos de duração por turno, com intervalo de 15min, onde é oferecido um lanche diário por aluno. No contra turno, há oferta de Reforço Escolar aos alunos de baixo rendimento. O serviço é prestado atendendo as normas da Base Nacional Comum curricular, sendo direcionado pelo Calendário Escolar da Rede Municipal de Ensino.

Informações de Acesso

Na própria escola.

Metodologia Utilizada

O trabalho é feito pautado na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, nas artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade, de acordo com os componentes curriculares obrigatórios. Através de planos de aulas, embasados no Projeto Político Pedagógico de cada escola, onde o corpo docente ministra em sala de aula o que é previsto para cada ano escolar, por meio de aulas expositivas, pesquisas, trabalhos, exames, etc.

Locais de prestação do serviço

Unidade Escoar Irismar Freitas e Anexo Francelino Pereira, Bairro Centro e Unidade Escolar Marcelino Sousa.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Não se aplica.

Padrão de qualidade esperada

Ótimo

agendamento

Sem agendamentos

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

Endereço: RUA FRANCELINO SOARES, 312 – CENTRO.
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira, de 8:00h às 14:00h.

Avaliar Serviço