Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA- SAMU

O que é?

Urgência – Uma urgência não apresenta um risco imediato de vida, porém pode se transformar em uma emergência se não for solucionada rapidamente. Emergência - Situação onde a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata. Dessa forma, ambas as definições pressupõe atendimento médico rápido e proporcional a sua gravidade. Entretanto, a emergência exige um tratamento direto por conta do risco iminente de morte ou lesão permanente, como fraturas expostas, paradas cardiorrespiratórias e hemorragias graves. Já a urgência, apesar de demandar uma pronta avaliação médica por seu risco potencial, não necessariamente precisa de uma intervenção instantânea. Como é o caso de fraturas não expostas, cólicas renais, aumento de pressão arterial, entre outras.

Etapas para a realização deste serviço

O atendimento é realizado ao cidadão através da classificação de risco que é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Ou seja, trata-se da priorização do atendimento, após uma complexa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico. Antigamente, a entrada dos pacientes aos Serviços de Urgência e Emergência aconteciam por ordem de chegada ou era realizado uma seleção/triagem por profissional não capacitado, levando a graves danos à saúde do paciente, aumentando o risco de morbidade e mortalidade. Assim como a forma de “selecionar” os pacientes a serem atendidos evoluiu, o termo “Triagem” foi substituído por “Classificação de risco”, e esta, deve ser realizada por meio de protocolos, para tornar o trabalho mais sistemático, garantindo que diferentes profissionais obtenham o mesmo resultado na avaliação do paciente, aumentando a agilidade e a segurança nos serviços de urgência, reduzindo mortes evitáveis, além de fornecer um respaldo legal aos profissionais.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Tem caráter imediato

Requisitos

Todos os cidadãos que necessitam de atendimento de urgência e emergência.

Forma de Atendimento Presencial

O atendimento prestado em uma Unidade de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU, funciona 24h, todos os dias da semana, a mesma está habilitada a prestar assistência pré– hospitalar (fora do âmbito hospitalar), após liberação da Central de Regulação Médica.

Regularidade da Oferta

24h.

Taxa / Tarifa

Sem taxas.

Formas de Prestação de Serviços

O atendimento prestado em uma Unidade de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU, funciona 24h, todos os dias da semana, a mesma está habilitada a prestar assistência pré– hospitalar (fora do âmbito hospitalar), após liberação da Central de Regulação Médica.

Informações de Acesso

Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Localizada no município de Angical Avenida Petrônio Portela S/N – Centro.

Metodologia Utilizada

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (BRASIL, 2003b) foi o primeiro componente da PNAU a ser implantado. É um serviço de socorro pré-hospitalar móvel, no qual ousuário, por meio do acesso telefônico gratuito pelo número 192, solicita atendimento. Apresenta um componente regulador (a Central de Regulação) e um componente assistencial (a equipe das ambulâncias). Na regulação, todas as etapas do atendimento são registradas no computador e gravadas. A TARM (Telefonista Auxiliar de Regulação Médica) atende o telefone e faz identificação e localização do paciente. Os reguladores registram diagnóstico, conduta e destino do paciente. Orientam e decidem qual o tipo de ambulância que prestará o atendimento. A USB (Unidade de Suporte Básica) opera com um técnico de enfermagem, e recursos tecnológicos mais simples. A USA (Unidade de Suporte Avançada) tem como profissionais um médico, um enfermeiro, além de mais recursos tecnológicos. Os RO (Radio-operadores) são responsáveis pelo contato com as ambulâncias e pelo acompanhamento do atendimento. Esse novo serviço pretende organizar o acesso aos serviços de emergência hospitalar, ao leito hospitalar e à rede de forma mais ampla, propiciando o atendimento integral às urgências em todos os níveis de atenção do sistema. Portanto, o SAMU consiste numa nova porta de entrada no sistema, acontecendo a partir das chamadas telefônicas e atendimento por ambulância, conforme critérios de gravidade.

Locais de prestação do serviço

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar:  residências;  locais de trabalho;  vias públicas.

Prioridade de Atendimento

Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco. “Não podemos deixar as linhas ocupadas para passar informações, esclarecer dúvidas básicas ou dar orientar sobre uso de medicamentos.  Parada Cardiorrespiratória  Obstrução por Vias Aéreas  Gestante em trabalho de parto  Quedas  Agressão por arma de fogo ou arma branca  Hemorragia interna ou externa  Traumas Crânio encefálico  Fraturas expostas

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Não se aplica.

Padrão de qualidade esperada

Acima da média: eficiente e efetivo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

agendamento

Não trabalhamos com agendamento.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO DE ANGICAL DO PIAUÍ

Endereço: PRAÇA GOVERNADOR HELVIDIO NUNES, S/N, CENTRO
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO DE ANGICAL DO PIAUÍ
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira, de 7:00h às 13:00h.

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