28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Angical do Piauí assina contrato da primeira PPP de Cidades Inteligentes do estado

O valor do investimento pelo parceiro privado é de mais de R$ 5 milhões e o contrato tem duração de 25 anos.

Angical do Piauí é a primeira cidade do estado com menos de 10 mil habitantes a implantar um projeto de Cidades Inteligentes. Nesta terça-feira (02), o Prefeito Bruno Neto assinou o contrato da parceria público privada (PPP) entre a Prefeitura e a SPE Cidade Inteligente Angical para implantação, nos próximos 12 meses, dos serviços de iluminação pública, telecomunicações e geração de energia fotovoltaica de autoconsumo administrativo no município.

O que muda com a implantação dos serviços da PPP em Angical?

Telecomunicações. A PPP irá disponibilizar oito pontos de wi-fi livre e gratuito espalhados em locais públicos, além disso, serão implantados, em locais estratégicos, 11 pontos de videomonitoramento para oferecer mais segurança aos angicalenses. Angical será a primeira cidade do Piauí a ser completamente monitorada com cercamento eletrônico e com um Centro de Controle e Operação para trabalhar no acompanhamento dessas imagens do sistema de vigilância de forma rotineira, monitorando a cidade em tempo real e auxiliando no trabalho das forças de segurança.

Iluminação Pública. Eficientização do parque de iluminação pública com a substituição das luminárias por lâmpadas de LED. O projeto prevê uma redução projetada do consumo de energia na ordem de 54,88%.

Geração de energia fotovoltaica (energia renovável e limpa que utiliza radiação solar). A PPP inclui um sistema de microgeração distribuída com a instalação de placas solares nos telhados de edificações públicas, reduzindo em 81,14% o custo com energia predial.

A Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc), em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), elaborou os estudos de viabilidade e acompanhou todo o processo da PPP municipal. Através do Programa Piauí Cidades Inteligentes da Suparc, 11 municípios assinaram acordos de cooperação técnica para receberem suporte para estruturação dos estudos de viabilidade técnica, econômico financeira, modelagem licitatória e apoio à contratação dos projetos. O Piauí é o primeiro estado a desenvolver um programa de assessoria para PPPs em âmbito municipal, com o objetivo de oferecer infraestrutura e atrair recursos para a otimização dos serviços públicos em cidades de menor porte.

Prefeito Bruno Neto durante assinatura do contrato da PPP na SUPARC