28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Assistência social inicia emissão de carteira do autista, em Angical

O cadastro de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) no município é uma novidade que vai atender muitos angicalenses.

A Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social de Angical/PI começou nesta segunda-feira (13/9), na sede do Centro de Referências da Assistência Social (CRAS), a emissão de Carteiras Para Identificação do Autista. O cadastro de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) no município é uma novidade que vai atender muitos angicalenses.

Com a carteira de identificação, o usuário poderá ter prioridades em benefícios e atendimentos exclusivos, seja no setor privado como no público. Em especial, a pessoa autista tem prioridade nos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Até o ano de 2020 a emissão da identidade era realizada apenas diretamente na Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) em Teresina/PI.

De acordo com a Lei nº 7.246, que institui a Carteira de Identificação do Autista e o Cadastro de Pessoas Autistas (CPA) no Estado, o documento de tem o objetivo de conferir a identificação da pessoa diagnosticada com TEA no Piauí; assegurar os atendimentos nos serviços públicos e privados e promover, principalmente, a inclusão da pessoa com TEA.

Para a Coordenadora do CRAS, Anailsa Monteiro, a emissão do documento de identificação diretamente pelo centro foi uma grande conquista para as pessoas autistas. “O nosso trabalho no CRAS tem sido realizado da melhor maneira possível para levar atendimento de qualidade aos angicalenses, e agora mediante essa novidade, estaremos muitos felizes em poder garantir mais direitos para quem precisa”, ressalta.

O cadastro da pessoa com TEA para emitir a carteira é realizado diretamente por profissionais capacitados pela secretaria. Ainda assim, para solicitar a identificação, o interessado deverá apresentar os seguintes documentos: laudo médico emitido por especialista em neurologia ou psiquiatria; 02 (duas) fotos 3x4 atualizadas e coloridas; cópia do documento de identificação (RG, CPF ou Certidão de Nascimento); cópia de comprovante de residência atual e cópia do documento do representante legal.

Mais informações na sede do CRAS, localizada na Rua Antônio Gomes, no bairro Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fonte: Assessoria de Comunicação\ Prefeitura