25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Vacinômetro: Angical já aplicou 2.301 doses contra a covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde Saneamento Básico de Angical (PI) imunizou,até sexta-feira(28/5),1.440 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Até esta data foram vacinados: 1.287 idosos, 145 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 04 trabalhadores das forças de segurança e 04 deficientes.

A imunização com a segunda dose para idosos, entre 80 a 89 anos, que já receberam a primeira aplicação do imunizantes aconteceu na quarta-feira (26/5) e na quinta-feira (27/5). O cronograma de vacinação segue de acordo com o envio de doses do Ministério da Saúde, repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). Em Angical, a aplicação da vacina tem sido feita em domicilio para acamados, como também nos principais postos de saúde da zona urbana e rural.

Para saber o dia de vacinação da segunda dose procure o Agente Comunitário de Saúde. A aplicação da segunda dose da coronavac é dentro de 28 dias, e já a segunda aplicação da aztrazeneca é no prazo de 90 dias.

Cronograma de vacinação de pessoas com comorbidades

A partir de segunda-feira (31/5), Angical vai começar a vacinar as pessoas que possuem comorbidades na faixa etária de 55 a 59 anos e pessoas que possuem a partir de 18 anos síndrome de down, transtorno do espectro autismo, deficiências físicas permanentes, gestantes e puérperas (pós-parto) como comorbidades.

Veja quais são as comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO):

Diabetes Mellitus (DM), pneumopatia crônica grave, HAS resistente, HAS estágio 3, HAS com lesão em órgão alvo,  HAS associada a comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP), Doença Arterial Coronariana (DAC), valvulopatias cardíacas, prótese valvar, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças de grandes vasos e  fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita no adulto, doença cerebrovascular, Doença Renal Crônica (DRC), imunossupressão, obesidade grau 3, cirrose hepática, síndrome de down e gestação ou puerpério com comorbidades.

Vacinas

Em Angical, 861 pessoas receberam a segunda dose da vacina até sexta-feira (28/5). A vacinação é feita de acordo com o cronograma do Plano Angical Imunizado e com a disponibilidade de doses do imunizante. A vacinação com a segunda dose do imunizante é realizada de acordo com o agendamento feito pelos agentes comunitários de saúde.