06 de Fevereiro de 2023

Notícias

IDOSOS AINDA SÃO OS MAIS AFETADOS PELA COVID-19 EM ANGICAL(PI), APONTA SECRETARIA

A Secretaria de Saúde e Saneamento Básico juntamente com a Prefeitura Municipal tem adotado desde então ações importantes para conter a pandemia.

Nos últimos dias o município de Angical (PI) teve um aumento significativo de casos positivos de coronavírus, o Covid-19, de acordo com informações dos  últimos boletins epidemiológicos da Secretária de Saúde e Saneamento Básico (Sesan). Ontem (27) somamos atualmente 25 pessoas infectadas, um dado alarmante tendo em vista que a faixa etária de risco atual  é maior para pessoas idosas.

O contágio do vírus em Angical  tem atingido uma faixa etária maior o que torna ainda mais necessário os cuidados com a saúde. No último dia 22 (sexta-feira) foram cinco infectados, com idades entre 42 a 80 anos, e agora, seis dias depois, o aumento de infectados continuam nas mesmas faixas etárias. A população de 20 a 59 anos, com 180 casos confirmados, de 60 a 99 anos, com 31 infectados.

A população idosa ainda é a mais afetada no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). À medida que a idade é avançada o risco de agravamento da doença aumenta pela fragilidade dos idosos e por também serem portadores de doenças crônicas. Em artigo de março de 2020 da revista Nature, foi constatado também que os idosos têm cinco vezes mais chances de morrer.

Com estes dados alarmantes de infecção do vírus, a Secretaria de Saúde e Saneamento Básico juntamente com a Prefeitura Municipal tem adotado desde então ações importantes para conter a pandemia. Foi lançada a Campanha “Angical Imunizado” com todas as ações da secretaria para vacinar a população, e também foi lançado o Decreto Municipal com determinações importantes para zerar os casos da doeça.

Centro Covid-19 de Atendimento para Enfretamento ao Covid-19 em Angical

Para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19, a secretaria preparou uma equipe completa para facilitar no tratamento da doença. O Centro de Atendimento para Enfrentamento ao Covid-19 está localizado em uma ala separada da Unidade Mista de Saúde Jurandir Mendes, na rua João Ribeiro e funciona a semana toda, nos horários: 8h:00 às 12:00h e 14 às 18h.

Possui também técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos treinados somente para o manejo com pacientes com suspeita de coronavírus.

                      Centro de Enfrentamento para Enfrentamento à Covid-19, em Angical (PI).