20 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Secretaria realiza IV Conferência Municipal de Educação, em Angical

Os temas discutidos pelos participantes foram relacionados ao Plano Nacional de Educação PNE, a escola para o futuro e o Sistema Nacional de Educação. Assim, a conferência municipal foi dividida em três eixos temáticos para debates de novas propostas, em consonância com cada tema.

Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. Com base no tema da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022) que será realizada em 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Angical/PI realizou nesta quinta-feira(11), a IV Conferência Municipal da Educação, na quadra poliesportiva Jacques Santos. O evento contou com a participação de membros de vários segmentos e instituições angicalenses.

A conferência municipal discutiu questões relacionadas às políticas públicas da educação com relação direta com os temas e eixos que foram definidos pelo Fórum Nacional de Educação - FNE. Na CONAE 2022, de acordo com as propostas definidas em cada conferência (municipal, estadual e distrital), a educação terá mudanças significativas e positivas em todas as modalidades de ensino.

Os temas discutidos pelos participantes foram relacionados ao Plano Nacional de Educação PNE, a escola para o futuro  e o Sistema Nacional de Educação. Assim, a conferência municipal foi dividida em três eixos temáticos para debates de novas propostas, em consonância com cada tema.

Na abertura da conferência o Prefeito Bruno Neto destacou a importância da conferência para a educação do município. “É muito gratificante momentos como este, em que podemos discutir de perto mudanças na nossa educação, seja a nível municipal, estadual e nacional.” O prefeito ressaltou ainda que em Angical a educação é uma das áreas que mais desenvolvem, tendo em vista os investimentos que tem sido feito nesta área para garantir qualidade na rede de ensino.

No evento, a Secretária Municipal de Educação, Marinalva Ribeiro, deu as boas-vidas a todos e destacou a importância da conferência para o município. Além disso, tivemos a participação dos palestrantes: Agente de Governança em Gestão Educacional Eduardo Castelo Branco,  da Assessora da Secretaria Municipal Educação de Angical, Consultora Estadual do PROAlfabetização na idade certa e professora autora do material educacional da nova escola Marcianne Morais, da Membro do Fórum Estadual de Educação, a professora mestre Marta Freitas e do professor e  mestre em direito  Hélder Jacobina.

Ao final da IV Conferência Municipal, seguindo as orientações do FNE e a discussão de cada eixo pelos participantes, foram definidos os delegados que irão representar o município na etapa estadual.