29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Proeja: Prefeito Bruno Neto participa de lançamento do programa de alfabetização de jovens e adultos

O programa tem a supervisão geral do Professor Jonaldes Gomes com a parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, juntamente com a entidade sem fins lucrativos, Obra Kolping, que irá ajudar a desenvolver o Proeja no município.

Durante reunião com educadores do município de Angical do Piauí, foi lançado ontem (19/8), na sede da Secretaria Municipal de Educação, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).  Ao todo, serão formadas quinze turmas com 333 alunos cadastrados que aguardam a confirmação da matrícula.

Em Angical, o programa tem a colaboração do Professor Jonaldes Gomes com a parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, juntamente com a entidade sem fins lucrativos, Obra Kolping, que irá ajudar a desenvolver o Proeja no município.

Para o Professor Jonaldes Gomes “O Proeja é uma grande oportunidade de resgatar a dignidade das pessoas que no passado não tiveram como estudar por inúmeras dificuldades. E agora terão mais essa oportunidade de alfabetização,” ressalta.

O Proeja é um programa nacional que é implantado em nível estadual e municipal, de acordo com a realidade de cada local. Ele oferece ainda para os alunos uma bolsa durante o período de acompanhamento da alfabetização, que é realizado por coordenadores de turma e professores formadores.

A inscrição no Proeja é realizada diretamente no site da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), e em seguida, no ato da matrícula o aluno recebe um auxílio para continuar no programa.

Ainda na reunião, a secretaria de educação, Marinalva Ribeiro, recordou a todos os presentes que “a educação em Angical tem melhorado muito nos últimos meses, com reforma das escolas, formação continuada para professores e inclusão de novos métodos de ensino para garantir mais qualidade na educação. E agora com o Proeja temos a oportunidade de continuar alfabetizando nossos jovens e adultos,” comenta.

O Prefeito Bruno Neto também acompanhou o encontro e ressaltou os pontos positivos do Proeja em Angical com a dedicação dos professores. “A educação requer muita dedicação de todos e para isso acontecer é preciso que cada um aqui dê o seu melhor para alfabetizar nossos jovens e adultos, que são pessoas que não tiveram oportunidade e agora contam com vocês. Vamos acompanhar o Proeja com todo empenho possível para melhorar ainda a educação em nossa Angical,” finaliza.

O programa será ofertado em toda cidade, tanto na zona rural ou urbana, e terá três aulas semanais.