23 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Novembro Azul: entrevista com o médico Ismael Pereira

A campanha ´Novembro Azul’ chama a atenção para a saúde integral do homem, e tem como principal objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Atualmente a doença é a causa de morte de 28,8% da população masculina, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Há uma série de fatores que ajudam no diagnostico, mas é necessário antes de tudo que a população masculina busque cuidar do corpo e mente.

Médico clinico/plantonista da Unidade Mista de Saúde Jurandir Mendes, Ismael Pereira, é formado pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI e faz parte do quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Angical PI. Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal o profissional destacou pontos importantes da campanha ´Novembro Azul´.

Como é diagnosticado precocemente o câncer de próstata e quais os sintomas?

Para o diagnóstico precoce da doença o paciente, na verdade, precisa ficar atento aos sinais e sintomas iniciais da doença. Por exemplo, se há dificuldades de urinar, em casos que a há sensação de que a bexiga não esvaziou; o paciente pode sentir alguma dor na região pélvica, e, tudo isso aparece também com sintomas de aumento da próstata e infecções.  Não tem sintomas especifico para o câncer de próstata e nos casos de algum sintoma na região genital inferior o paciente precisa procurar um médico para diagnóstico.

A partir do diagnóstico, como é realizado o tratamento do câncer de próstata?

O diagnóstico geralmente é realizado através de dois exames que é o PSA, feito no sangue e o ultrassom da próstata, que você consegue ver o tamanho da próstata, dimensões, se ela é regular ou irregular, e o peso dela. A partir disso o paciente vai conseguir nortear o diagnóstico, se é somente o crescimento benigno ou se é realmente um câncer. Caso haja alguma alteração é necessário fazer uma biópsia

Qual idade que começam a aparecer os sintomas da doença?

Normalmente, entre 40 ou 50 anos de idade. Não existe um consenso especifico de quando começa a aparecer os sintonas, mas a partir de 40 ou 45 anos é sempre bom realizar o PSA e o ultrassom.

Nos casos que o paciente descobre que tem o câncer de próstata, qual as chances de cura?

O câncer de próstata é muito indolente e não é muito agressivo. Quer dizer, você não vai morrer rápido pela doença, mas ele precisa ser diagnosticado precocemente porque nesse início as chances de cura são muito grandes.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento é basicamente realizado através da retirada da próstata e com sessões de quimioterapia e radioterapia. Por isso há muitas chances de cura quando é diagnosticado precocemente, e em alguns estágios, principalmente em pacientes idosos, em que a sobrevida não é tão grande, é realizado um acompanhamento mesmo o paciente com câncer de próstata, porém devido a idade e porque a doença progride devagar, há uma chance maior desse paciente vir a óbito por outros motivos.

Como é feita a prevenção?

O paciente que normalmente tem dificuldade de acesso a médicos, pode procurar os profissionais de saúde da família. Caso deseje realizar exames para diagnosticar a doença, se necessário o médico vai encaminhar para atenção especializada. De inicio, pode procurar o médico do postinho de saúde da sua área para fazer o acompanhamento.

Qual a importância do novembro azul para a saúde do homem?

Outro ponto importante também é que o novembro azul, apesar de lembrar o câncer de próstata, é um mês que a gente lembra da saúde do homem de forma integral. Temos também outros tipos de câncer que acometem o homem, como o câncer de pênis e testículos, que também são diagnosticados com muita dificuldade devido o homem ter muito receio de ir ao médico. O cuidado do homem com a saúde ainda é um grande tabu