28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

CREAS: MAIORIA DE ATENDIMENTOS SÃO DE PESSOAS IDOSAS; CONHEÇA OS SERVIÇOS OFERTADOS

Orientação, proteção e acompanhamento de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. São estes os objetivos da razão social do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), em Angical(PI).

Orientação, proteção e acompanhamento de famílias e pessoas em situação de violação de direitos.  São estes os objetivos da razão social do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), que está ligado diretamente ao trabalho realizado pela Secretaria da Criança e da Assistência Social (Semcas) de Angical do Piauí.

O CREAS é um órgão estatal com abrangência municipal e atende a toda a população que se encontra em situação de risco social e pessoal e em violações de direitos e ameaças. Em Angical, a unidade tem uma equipe especializada para atender prontamente os usuários que precisam dos serviços ofertados.

Lays Lerina, psicóloga, esclarece como funciona o atendimento do CREAS. “Nosso atendimento é realizado após ser feita a denúncia de violação de algum direito pelo o usuário, que pode ser anônima ou não. Fazemos o acompanhamento para tornar a situação menos difícil do que ela já é.”

Psicóloga do CREAS, Lays Lerina Cavalcante

A psicóloga cita ainda que o número de atendimentos tem sido muito alto na cidade, e a grande maioria dos atendimentos do CREAS tem sido por lesão financeira ao idoso. Nos últimos dois meses, segundo dados do próprio centro de referência, foram 22 atendimentos na unidade.  “Um número considerado alto para uma cidade de pequeno porte, mesmo com a pandemia”, ressalta Lays.

O CREAS funciona numa rede de colaboração com os outros órgãos, como as secretarias de saúde, secretaria de educação, conselhos tutelares, órgãos da justiça, entre outros, e tem uma grande importância em caso de violações de direito, como ressalta a coordenadora Amélia Loiola.

“O CREAS, através da assistência especializada da nossa equipe, realiza um trabalho muito importante ajudando as pessoas que sofrem abusos, violência e, claro, dá um acalento pra elas que, muitas vezes, vivem determinadas situação há muito tempo.”

REDE DE ATENDIMENTOS DO CREAS ANGICAL-PI

O Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) atualmente tem uma equipe formada por multiprofissionais (psicólogos, assistentes sociais, orientadores jurídicos, coordenadores e auxiliares administrativos) que atendem de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h, e fica localizado na rua Tunas Ferreira, S/N, próximo a avenida Petrônio Portela.

Como funciona o atendimento. O usuário pode entrar em contato com o CREAS pelo telefone 86-99596-7294(ligação ou whatsapp) de forma anônima, caso não queira se identificar. Ou ainda pelo Disk 100 dos direitos humanos.

Público-alvo. Famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, idosos, mulheres, homens, etc) que se encontram na situação violações de direitos em decorrência de violência física, psicológica, negligência, violência sexual, abuso, afastamento do convívio familiar, tráfico de pessoas, situações de rua, abandono e discriminação por orientação sexual.

Parte da equipe do CREAS. Coordenadora da unidade, Amélia Loiola (blusa branca)

Fonte: Assessoria de Comunicação\ Prefeitura