25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

COVID-19: EM ANGICAL,14% DA POPULAÇÃO JÁ FOI IMUNIZADA CONTRA A DOENÇA

Os idosos na faixa etária de 90 ou mais e de 80 a 84 anos já foram todos imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico (Sesan) vacinou até sexta-feira (16/4) 1.180 pessoas contra o novo coronavírus (covid-19). Foram vacinados 959 idosos, 215 profissionais de saúde da cidade, que estão na linha de frente contra a covid-19 (incluindo equipes de vacinação),02 pessoas com deficiência e 04 policiais que compõem a força de segurança do Grupamento da Polica Militar de Angical.

O cronograma de aplicação da segunda dose para idosos seguiu durante esta semana, com inicio na terça (13/4). A vacinação é por escalonamento de idade, geralmente da maior idade até a menor, realizada em domicilio para acamados e outras comorbidades e nas Unidades Básicas de Saúde do Centro, zonas rurais e no Montevidéu.

Dúvidas sobre a segunda dose da vacina contra a covid-19?

• Idosos angicalenses que já tomaram as primeiras doses da vacina contra a covid-19 tem garantida a segunda aplicação para completar o ciclo de imunização.

Mas quando receber a segunda dose?

• O período certo é dentro do prazo de 21 a 28 dias após aplicação da primeira dose para a Coronavac;
  • Aplicação da Aztrazeneca/Oxford é dentro do prazo de 90 dias ( três meses) após aplicação da primeira dose.

Como conferir o dia de aplicação?

• Pela data na carteirinha de vacinação disponibilizada pela secretaria de saúde, e em caso de perda da carteira é necessário procurar o Agente de Saúde da Família ou ir até uma unidade de saúde mais próxima.

SEGUNDA DOSE

Em Angical do Piauí, 223 pessoas já receberam a segunda dose da vacina nos últimos sete dias. A imunização da segunda dose está sendo feita para os profissionais de saúde, idosos, deficientes e para policiais da força de segurança da cidade.

O município possui atualmente, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) 14,1% da população imunizada. Possui uma alta estimativa de imunização por pessoa se comparada há várias cidades piauienses, e além disso os idosos na faixa etária de 90 ou mais e de 80 a 84 anos já foram todos imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19.

TOTAL

Até o momento, Angical recebeu do Ministério da Saúde, repassada pelo Governo do Piauí, 1.529 doses de vacinas para serem usadas no público prioritário, de acordo com o Plano Municipal de Imunização.

O município segue o cronograma de vacinação da Sesapi para faixas etárias e prioridades, e para segunda dose a aplicação é realizada de acordo com as datas que constam na carteira de vacinação, através do agendamento do agente de saúde da família.