23 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Conferência discute planejamento de Plano Municipal de Saneamento Básico, em Angical

O planejamento do Comitê de Coordenação (CC) e do Comitê Executivo (CE), o projetos e ações para o Plano Municipal de Saneamento irão acontecer por meio de uma construção coletiva da comunidade em reuniões intersetoriais.

Em Angical, a Prefeitura Municipal realizou nesta segunda-feira(22/8), uma Conferência Municipal para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento aconteceu no auditório da escola Irismar Freitas, e teve como objetivo discutir as ações para melhoria do saneamento em todo município.

Dentre os objetivos da conferência, foram discutidas com a comunidade angicalense ações importantes a serem executadas, de acordo com o amplo debate de representantes, técnicos e a sociedade civil organizada. O Plano de Saneamento Básico Municipal está baseado em quatro eixos ou serviços: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais urbanas e manejo de resíduos sólidos.

A realização da conferência para implementação do plano tem convênio com o Ministério da Saúde – Fundação Nacional de Saúde e o Governo do Piauí. Assim, durante o evento foram repassadas informações sobre cada serviço de saneamento básico, onde todos puderam discutir quais pontos seriam mais importantes para a realidade de Angical.

O Prefeito Bruno Neto destacou a importância de implementar políticas públicas para rede de abastecimento de água e resíduos sólidos.

“Os resíduos sólidos (lixo) já é um problema que estamos resolvendo com a construção do nosso aterro sanitário. No entanto, temos também trabalhado muito para diminuir os problemas com abastecimento de água em toda cidade, com equipes prontas para atendimento, porém precisamos que os usuários evitem desperdício e uso irregular da água,” finaliza.

Ainda, de acordo com o planejamento do Comitê de Coordenação (CC) e do Comitê Executivo (CE), o projetos e ações para o Plano Municipal de Saneamento irão acontecer  por meio de uma construção coletiva da comunidade em reuniões intersetoriais. Os próximos encontros irão acontecer no bairro Montevidéu e comunidade Recreio.

Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico - auditório da escola Irismar Freitas