19 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Secretaria de Saúde e Coordenação da Atenção Primária realizam treinamento para novas equipes de vacinação

Ampliar o acesso da população a saúde. Com este objetivo a Coordenação da Atenção Primária à Saúde, através da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAN), está realizando deste ontem (22/6) o Curso de “Capacitação em Sala de Vacina”. O treinamento é voltado para novas estratégias de imunização das vacinas de rotinas, influenza, e principalmente para avanço na aplicação de doses contra a covid-19 em Angical.

O curso está sendo ministrado pela Assessora Técnica, Adriana Costa, e pela Enfermeira da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Ivanilda Sepulveda.  Além disso, é voltado para profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Angical, dentre eles: Técnicos de Enfermagem, Auxiliares e Enfermeiros, que irão acompanhar até esta quinta-feira (24/6) toda rotina de imunização das salas de vacinas.

Nos dias 05 e 06 de julho (segunda e terça-feira) acontecerá a segunda parte da capacitação. Nesta fase a equipe de profissionais irão aplicar na prática os conhecimentos adquiridos anteriormente.

A secretaria e a Atenção Primária à Saúde tem como prioridade aumentar a demanda de profissionais nas equipes de vacinação, sendo assim, como explica o Secretário de Saúde, Genilson Gomes,

“O curso é para aperfeiçoamento do conhecimento que todos já possuem, e claro, aumentar e reforçar nossas equipes de vacinação. E com esse treinamento já adiantamos a preparação dos novos vacinadores. A intenção é intensificar as capacitações na Atenção Primária à Saúde já que é um dos pilares da saúde da nossa cidade,” ressalta o secretário.

IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO

No treinamento, os profissionais tem a oportunidade de repensar às rotinas das salas de vacina em cada UBS, com a introdução do planejamento adequado para manter imunizações, melhorar a segurança das equipes de vacinação, e principalmente, seguir as orientações corretas para manuseio das vacinas.

Essas orientações são: verificar a vacina antes da aplicação; conferir a vacina a ser aplicada com a pessoa que irá receber; certificar que a vacina está sendo reconstituída com o diluente certo e certificar a validade da vacina.

Dessa maneira para a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Keyla Raniere, “o curso de capacitação hoje é uma prioridade para fortalecer a atenção primária, e consequentemente ampliar o acesso da população a saúde. Começamos pela vacinação para acompanhar as demandas que temos nas campanhas de vacinação, a da influenza e covid-19,” explica a coordenadora.

Na capacitação, os profissionais também estão recebendo orientações sobre os aspectos relacionados à vacina Pfizer, assim como, manuseio de doses, logística, armazenamento e eventos adversos pós-vacinação.

Secretário de Saúde, Genilson Gomes (vermelho) e a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Keyla Raniere