18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Saúde: Professora lança projeto pioneiro contra o câncer de mama em Angical

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde e Saneamento Básico de Angical – PI em parceria com o Centro Universitário UNINOVAFAPI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram nesta segunda-feira(09/8), oficina do Projeto “MAMAS”: informar para o diagnóstico se efetivar, no auditório da Unidade Escolar Demerval Lobão. O projeto é de autoria da angicalense e Professora Mestra em Saúde da Família, Patrícia Costa.

Nesse primeiro encontro que foi realizado com vários profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos e assistentes sociais), a professora Patrícia Costa esclareceu a todos sobre a importância do diagnóstico precoce para prevenir o câncer de mama.

A intenção do projeto é facilitar o diagnóstico preventivo contra o câncer de mama, devido o baixo índice de registros de mamografia em Angical. O que, segundo a professora, é um dado preocupante porque as mulheres não estão buscando a rede de saúde para realizar exames para prevenir o câncer.

Na oficina, a facilitadora também deu exemplo aos participantes de como identificar pacientes que podem ser acometidos pelo câncer, e enfatizou a necessidade da identificação de pacientes assintomáticos, mas que podem ter histórico da doença na família, através da MAMOGRAFIA POR RASTREAMENTO.

Durante a oficina, cada equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), da Atenção Primária à Saúde do município, recebeu próteses  educativas  de mama que ensinam a fazer o autoexame da mama e identifica lesões, e além disso, para facilitar ainda mais o diagnóstico preventivo, os médico do município já estão cadastrados para fazer exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde –SUS.