19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Entenda a diferença entre o CREAS e CRAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece apoio e orientação especializada visando o trabalho social com famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação em decorrência de: negligência, violência física, psicológica, econômica, sexual, abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar; tráfico de drogas; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ ou raça/etnia;  descumprimento de condições previstas nos Programas Bolsa Família e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Público

Tem acesso ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS):

Crianças, adolescentes, idosos; pessoas com deficiência; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; mulheres vítimas de violência; famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados.

Formas de acesso ao CREAS

As pessoas podem ir diretamente ao CREAS como também podem realizar denúncias anônimas. No centro, a equipe também efetua a Busca Ativa.

Para ter acesso aos serviços ofertados pelo CREAS o usuário pode ser encaminhado por outros serviços especializados de abordagem social, por serviços de assistência social, ou através da intervenção e participação do Poder Judiciário, Ministério Público e órgãos do Sistema de Defesa e Garantia de Direitos, para encaminhamentos necessários.

Serviços

O CREAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), com acolhimento, orientação e encaminhamentos e proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Local de Atendimento:

Equipamento urbano utilizado ou pertencente ao próprio município.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Angical –PI)

Endereço: Rua Tunas Ferreira, bairro Centro, S/N.

Telefone: (86) 99596-7294

Obs.: Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

 

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atua para prevenir situações de vulnerabilidade social e risco às famílias e indivíduos e fazem encaminhamentos a uma rede de prestação de serviços, como unidades de saúde e educação. O atendimento é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade que podem ser causadas pela pobreza ou até mesmo pela perda de vínculos afetivos com a família.

Público

Tem acesso ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):

Idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade, são estas pessoas que comumente fazem uso do seu direito de proteção social básica.

Formas de acesso ao CRAS

O acesso ao CRAS pode ser feito da seguinte maneira:

-Procura espontânea: ocorre quando a família ou indivíduo vai de livre vontade até o CRAS;

-Busca Ativa: é realizada através de visitas domiciliares para conhecimento das condições de vida das famílias. Esta modalidade de acesso geralmente é feita quando as famílias já em situações de vulnerabilidade não acessam os serviços espontaneamente;

-Encaminhamentos: realizados pelas redes socioassistenciais ou através de outras políticas públicas.

Serviços

O CRAS oferece proteção e atendimento às famílias, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), proteção social básica para jovens, idosos e pessoas com deficiência. Ainda oferta, através do Ministério da Cidadania, o Programa Criança Feliz com acompanhamento de crianças, gestantes e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).  Os serviços do centro também incluem ações preventivas de convivência e socialização; acolhida; apoio e acompanhamento familiar.

Local de atendimento:

Equipamento urbano utilizado ou pertencente ao próprio município.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Endereço: Rua Antônio Gomes, bairro Centro, S/N.

Obs.: Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação\ Prefeitura