Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS - CADÚNICO

O que é?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Etapas para a realização deste serviço

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família (Responsável familiar) se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador, devendo procurar o CRAS com todos os documentos pessoais dos membros familiares. Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema informatizado para que seja gerado o Número de Identificação Social - NIS.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

24 horas E 48H PARA O NIS SER GERDO

Requisitos

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; ou Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Forma de Atendimento Presencial

O atendimento é realizado no CRAS por ordem de chegada, respeitando o de atendimento prioritário previsto na Lei.

Regularidade da Oferta

Segunda à sexta-feira, de 8:00h às 14:00h

Taxa / Tarifa

Sem taxas.

Formas de Prestação de Serviços

O usuário pode ter acesso ao serviço por meio de busca ativa, demanda espontânea, encaminhamento da rede socioassistencial ou por encaminhamento das demais políticas públicas. O serviço é ofertado no CRAS do município localizado na Rua Antônio Gomes,s/n, Centro, Angical do Piauí

Metodologia Utilizada

Os interessados devem procurar o CRAS para realização da entrevista para o preenchimento do formulário do CADÚNICO, devendo esta munidos dos documentos pessoais dos membros familiares e com as devidas informações escolares dos filhos.

Locais de prestação do serviço

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Em média 30 minutos

Padrão de qualidade esperada

Excelente

agendamento

Imediato

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Endereço: Rua Antônio Gomes, S/N, Centro
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira, de 8:00h às 14:00h.

Avaliar Serviço