16 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Campanha “Angical Imunizado" foi lançada hoje em Angical (PI)

A vacina chegou! O primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Angical do Piauí iniciou na manhã desta sexta-feira, (22), às 7h:30, na Unidade Básica de Saúde (UBS-Centro).  De acordo dados da Sesan serão imunizados nessa primeira fase cerca de 35 profissionais que trabalham na linha de frente da saúde.

Na oportunidade a Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (Sesan) também lançou o Plano de Vacinação contra a Covid-19 Angical Imunizado,onde apresenta as ações e estratégias de imunização que será realizada de forma gradual em Angical(PI) e como também em todo Brasil.

Na abertura da campanha o Prefeito Bruno Neto enfatizou a importância da vacinação para a humanidade e o município. “É um momento histórico para a humanidade e para Angical não é diferente. Há quase um ano o mundo inteiro sofre com essa doença que tem levado milhares de pessoas a morte, só no Brasil temos mais de 200 mil óbitos desde o início da pandemia, e é por isso que a chegada da vacina no nosso município é motivo para comemorar. E além disso,  peço aos angicalenses que continuem tomando todo os cuidados de prevenção necessários. A vacina vai chegar para todos,” finaliza.

Secretário de Saúde e Saneamento Básico Genilson Gomes e Prefeito Bruno Neto durante lançamento da campanha

Em seguida, o Vice-Prefeito Hélder Jordão agradeceu aos profissionais da saúde do município.  “É um momento para agradecermos a todos vocês que tão bem tem prestado o papel de vocês durante esse momento complicado, e agora mais do que nunca serão também importantes durante essa campanha de imunização de todos angicalenses.”

Ainda estiveram presentes na abertura da Campanha, o Secretário de Saúde e Saneamento Básico Genilson Gomes,  Coordenadora da Atenção Primária à Saúde Flávia Raymme, médicos, enfermeiros e vacinadores.

Dona Diva Nonata(centro) foi a primeira profissional imunizada em Angical(PI)

Plano de vacinação contra a Covid-19 em Angical(PI): etapas

Devido à disponibilidade limitada de doses da vacina faz-se necessária a definição de grupos prioritários para a vacinação. Neste cenário os grupos de maior risco para agravamento e óbito deverão ser priorizados.

1ª Etapa: 34% dos profissionais (Linha de frente ao atendimento direto a pacientes suspeitos de COVID-19 (CENTRO COVID); equipe de Imunização; médicos e enfermeiros da ESF e hospital)

2ª Etapa: 66% Profissionais de Saúde (Hospital (continuação); SAMU; ESB; ACS;ACE; VISA; CAPS;NASF;SMS e Serviço privado).

3ª Etapa: Pessoas de 70 a 74 anos; pessoas de 65 a 69 anos; pessoas de 60 a 64 anos.

4ª Etapa: Pessoas com comorbidades (grupos de risco).

Fonte: Direto da Redação (AscomPMA)