25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Especial: ATENDIMENTO DO CRAS TEM AUMENTO DE QUASE 100% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Nos primeiros três meses deste ano, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Angical, teve um aumento de praticamente 100% nos atendimentos à população, se comparando ao mesmo período de 2020.

Nos primeiros três meses deste ano, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Angical, teve um aumento de praticamente 100% nos atendimentos à população, se comparado ao mesmo período de 2020. Os números são da Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (SEMCAS).

O centro, que dá suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade, realizou entre os meses de janeiro a março 818 atendimentos ano passado, em 2021 os números aumentaram para 1.519. O aumento dá-se pela procura aos serviços necessários à população, como cadastro do bolsa família e benefícios eventuais às pessoas que precisam de assistência.

Durantes esses três primeiros meses de pandemia, o centro teve maior número de pedidos de assistência referente ao bolsa família (700 atendimentos),  atendimento sociais (20) e benefícios eventuais (15), que são busca por cestas básicas, viagens etc. Porém, mesmo com o aumento de atendimentos, o centro teve que modificar os serviços prestados devido à pandemia.  "As formas de atendimento à população tiveram que ser modificadas para conter a disseminação do vírus. A exemplo do serviço de convivência, feito em grupos,  que está sendo realizando individualmente, " explica a secretária Luisa Ribeiro.

Os atendimentos do bolsa família são para cadastros novos ou atualização dos dados pessoais para os usuários não perderem seus benefícios. Já os benefícios eventuais são serviços realizados às famílias que comprovadamente estão em situação de vulnerabilidade.

O morador do bairro Luís Alves, José da Cruz, teve atendimento rápido no Cras. Ele  precisou atualizar o cadastro do bolsa família, e foi auxiliado pelo serviço. “Graças a Deus consegui resolver meu problema bem rápido”, conta.

Mesmo com a pandemia o Cras continua atendendo de forma segura toda a população, como também incentiva a população a participar de programas como o “Projeto de Costura”.

PROJETO DE COSTURA: “PROJETO DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 NOS TERRITÓRIOS PIAUIENSE: ENTRE RIOS E CARNAUBAIS”

O projeto é uma parceria com o Governo do Estado para confecção de máscaras pelas costureiras de cada município. Atualmente há 30 costureiras cadastradas no programa que compreende 3 etapas. Na primeira etapa, realizada no dia 25 de março, foram selecionadas 10 costureiras  para confeccionar as máscaras. As outras etapas seguem atém o fim do ano, e todo material confeccionado será direcionado ao Cras para distribuir à população.

Em relação ao atendimento do Cras, que fica localizado na rua Antônio Gomes, Centro S/N, ocorrem de segunda à sexta-feira, no horário de 8h às 14h.

Fonte: Direto da Redação (AscomPMA)