29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Assistência Social divulga registro de atendimento do mês de julho

Os atendimentos sociais são dos órgãos CRAS e CREAS.

CREAS E CRAS. Essas são as siglas do Centro de Referência Especializado em Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social, respectivamente, que realizam a proteção social básica e a proteção especial às famílias e indivíduos. Os dois órgãos públicos são responsáveis pelo cuidado com as famílias vítimas de violência física, maus tratos, discriminações sociais, ameaça, abandono e negligência.

O CRAS previne situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já o CREAS acompanha as famílias e indivíduos que sofrem violação de diretos ou que podem estar vivendo com situações de violência.

Atualmente o CRAS, através da Secretaria da Criança e da Assistência Social, oferece inúmeros serviços aos angicalenses. Dentre estes, o Serviço de Atendimento e Proteção Integral às Famílias (PAIF) tem um importante tarefa de proteger às famílias com acompanhamento e escuta qualificada para conhecer todo o processo social que determinada família está inserida, e assim promover ações sociais.

O CREAS também presta vários serviços sociais, que vão desde a escuta e acompanhamento de famílias que já se encontram em situação de vulnerabilidade até a denúncias que podem ser feitas diretamente no órgão ou pelo telefone 86-99596-7294. Além disso, o CREAS funciona dentro da rede de proteção social: conselho tutelar e órgãos do sistema de justiça e da saúde.

Nos dois órgãos os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional: assistente social, psicólogo, educador social, agentes sociais, orientadores jurídicos e auxiliares em assistência social.

Confira todos os atendimentos prestados aos angicalenses no mês de julho de 2021:

Fonte: Assessoria de Comunicação\ Prefeitura